Ataque químico em porcelanatos: o que é? e como evitá-los?

O que é o ataque químico que ocorre nos porcelanatos e como evita-los. 

O ataque químico é um desgaste ou corrosão na superfície do Porcelanato causado normalmente por produtos de limpeza inadequados e ou algum outro produto durante a obra. A característica principal desta patologia é a irreversibilidade, ou seja, uma vez atacado o produto, a única solução é a substituição do mesmo.

O processo de ataque químico deixa a superfície do revestimento com micro porosidade, causando a perda de brilho e facilidade de incrustação de sujeira. Ele é facilmente detectado, pois a parte atacada aparece como manchas foscas e ou de diferente textura das demais partes da peça.

E como eu sei quais produtos posso utilizar? Calma que nesse post vamos te contar tudinho de como você pode evitar o ataque químico.

Os porcelanatos se mantem limpos utilizando apenas detergentes neutros, água e sabão.

Por isso, não se deve utilizar produtos que contenham flúor e seus derivados, (principalmente o ácido fluorídrico) que é encontrados nos seguintes produtos: Semorim (produto utilizado para retirar ferrugens de roupas), Brilha Aluminio, Brilhol e entre outros que são destinados à limpeza de alumínio.

Esses produtos quando aplicados no porcelanato, podem causar danos irreversíveis ao produto.

Outra dica também é observar as embalagens que possuem um simbolo de caveira, estes são produtos com substancias químicas. 

Produtos que contenham hidróxidos (potássio, sódio etc.) em alta concentração pode causar alterações no brilho superficial de porcelanatos polidos se expostos por mais de dez minutos. Por isso, nunca utilize sobre as peças: sabão em pó, ceras, ácidos, água sanitária e Soda Cáustica. 

Manchou, e agora como faço pra limpar?

Pequenas manchas causadas por produtos do dia a dia, devem ser removidas facilmente com (detergente neutro, CIF ou Assolan saponáceo cremoso e Veja cloro ativo). 

Lembrando que os tais produtos também podem ocasionar a formação de manchas quando utilizados diretamente sobre o piso por um longo período de tempo (mais de 10 minutos), então precisa seguir a dica de maneira correta pra evitar.

Para a limpeza você deve umedecer levemente o Porcelanato e aplicar um dos produtos mencionados, deixar agir por no máximo 5 minutos, e então com  uma esponja macia exerça movimentos circulares com uma leve pressão, remova o excesso do produto e seque imediamente. 

Lembrando que se deve utilizar sempre o lado macio da esponja.

Agora que você já sabe como fazer a limpeza adequada da sua casa, dá uma conferida nas nossas coleções de revestimentos cerâmicos e porcelanatos. :) 

Only registered users can comment.

  1. Que ótima essa informação, adquiri o porcelanato da marca, o banheiro ficou lindo!!! Não sabia que produto usar para a limpeza. Minha casa está quase pronta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.