Tudo que você precisa saber antes de investir em papel de parede

IMAGEM FACE PARA POST NO BLOG

Cansou da decoração de sempre? Da casa com a mesma cara todos os dias? Uma boa maneira para dar uma renovada no ambiente sem ter que comprar um monte de móveis novos é mudar a parede. Não tem ideia de por onde começar? Nós vamos te dar uma dica valiosíssima: invista em papel de parede! Mas antes de comprar, leia todas as recomendações que listamos pra você a seguir.

Por que papel de parede?

Porque além da praticidade de aplicação, variedade de estampas, cores e texturas que só este tipo de revestimento oferece, quando falamos em papel de parede é importante ressaltarmos também a grande durabilidade desse material. As novas tecnologias investidas neste tipo de revestimento possibilitaram uma grande variedade de tipos que atendem aos mais variados gostos e necessidades, portanto fique atento às tipologias e tire todas as dúvidas com o vendedor antes de escolher o seu. Se bem cuidado, um papel de parede pode durar até mais de 10 anos. O cuidado apropriado depende do material de que ele é feito. Os de fibras naturais, por exemplo, são mais delicados e não devem ser molhados, a limpeza pede apenas espanador ou aspirador de pó. Já em papel vinílico ou com proteção de vinil, pano ou esponja úmida estão liberados.

Mas onde colocar?

Em termos gerais, papel de parede pode ser utilizado em qualquer ambiente interno (exceto áreas molhadas), desde que respeitadas as condições de preparo da superfície de aplicação. O papel vinílico é o mais indicado na cozinha, que não fica tão impregnado de gordura e resiste a limpeza com pano úmido. Em ambientes onde há muito tráfego, como salas e corredores, deve-se evitar o uso de papéis delicados e frágeis. Nos banheiros, a indicação é que não seja utilizado papel de parede, já que em áreas molhadas ou úmidas ele certamente vai descolar, mas sinta-se livre para usar nos lavabos.

E quanto a aplicação?

Para que o papel de parede tenha um bom efeito, é importante que a parede que vai receber a decoração esteja lisa e livre de imperfeições, rachaduras ou furos de prego. Se necessário, aplique massa ou gesso, lixe e passe uma demão de tinta. Papéis com aplicação de pedras, bijuterias ou outros adereços frágeis exigem mão de obra especializada, fique atento.

Os papéis de parede são vendidos por rolo. Cada rolo tem, geralmente, como padrão, 10 metros de comprimento por 50 centímetros ou 8 metros por 68 centímetros. O cálculo de quantos rolos serão necessários para cobrir uma parede não depende apenas da área a ser coberta e da extensão do papel. Se o papel tiver desenhos ou listras é preciso levar em conta também o “rapport”, ou seja, o tamanho do padrão e a frequência com que os detalhes se repetem, para fazer os encaixes perfeitos a cada emenda.

E se eu enjoar do modelo que eu apliquei?

É só retirar. Uma das grandes vantagens dos papéis de parede é facilidade para retirá-los. Você pode utilizar água ou removedor de papel. Se o papel de parede for removível, com uma faca retire uma ponta do papel e puxe-a o mais próximo possível da parede, sem abrir muito para evitar que se rasgue. Para retirar o papel não-removível molhe-o com água morna e deixe agir por alguns minutos, depois retire usando uma espátula. Para o papel lavável use uma lixa grossa para raspar a superfície antes de molhar.

Agora que você já sabe as vantagens dos papéis de parede e decidiu revestir a casa toda, aprecie os belíssimos modelos Portodesign que selecionamos especialmente para esta publicação.

 

BASIC BLACK & WHITE CALICO CANDICE OLSON decor_08 decor_13 DECOR_15 decor_19 DECOR_20 DECOR_22 DESIGN 8090 DIAMOND DUST DIAMOND EXCLUSIVE FAIRYLAND HENESSY SEINE ITALIAN SILKS NAUTICAL NEW SILK ROAD RIVERSIDE PARK SOFT FEELINGS TEXTURES WALLPAPHER WEATHERBY WOODS WHISPER PRINTS

Texto e Imagens: Portodesigm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Only registered users can comment.

  1. Boa Noite, tenho 3 dúvidas:

    1) Qual tipo de cola devo usar para colar um papel deparede de material fibra de madeira ?
    2) Plástico Autoadesivo pode colar sobre azulejos e ceramicas ?
    3) Se realmente der para colar o plastico adesivo sob azulejos e ceramicas, você indica passar massa acrílica ou massa corrida nos rejuntes para deixa-los retos ? Obrigada !

  2. Olá me chamo Vânia ! Gostaria de colocar papel de parde na area de serviço mas ela tem uns furos na cerâmica da parede, esses furos iria interferir muito na colagem ?

  3. Tenho uma casa de madeira pré moldada. As paredes são feitas com a madeira de lado e fica um frizo entre uma tábua e outra. Existe algum tipo de revestimento que posso aplicar para cobrir toda parede. Papel, lona, ou outro tipo de adesivo.

  4. Gostaria de colocar papel de parede nos meus quartos, mas minha casa tem muita umidade e sendo assim queria colocar azulejo para tentar amenizar e gostaria de saber se o papel de parede pode ser colocado por cima do azulejo.

  5. Oi! Tenho uma parede do meu quarto toda revestida com isopor (daqueles retangulares, tipo escolar) e este foi pintado com a mesma tinta do restante das paredes e a explicação do antigo dono foi para isolamento término. Gostaria de saber se o isopor fixa bem o papel de parede. Não gosto da aparência do isopor na parede… Obrigada!

  6. Bom dia!
    Ouvi de um amigo que não é indicado aplicar papel de parede sobre tinta acrílica pois a fixação não será boa. O correto é utilizar sobre tinta fosca ou então lixar a parede que estiver com tinta acrílica.
    Isso procede ??

  7. Boa tarde!!
    Tenho uma parede no quarto de casal, instalar papel de parede tradicional ou esses papeis adesivos? quais diferenças?
    O adesivo fosco fica parecido com o papel de parede?

    Obrigado

    1. Bom dia Camila! Os adesivos com impressão digital estão em alta, porém eles não foram desenvolvidos para essa finalidade. Portanto, não apresentam as mesmas características de manutenção, limpeza e durabilidade que um papel de parede, que é desenvolvido para este uso específico. Por isso, indicamos a instalação de papel de parede no seu quarto. Em nosso site você pode conhecer todas as nossas coleções: http://www.portodesign.com.br/categoria/decor
      Estamos à disposição.

  8. Bom dia! Passei uma argamassa em minha cozinha e uma mão de tinta, gostaria de aplicar um papel de parede em vinílico para limpeza com pano úmido, seria o mais indicado para o ambiente? Todos os vinílicos são laváveis?

    Obrigada

    1. Boa tarde Bruna,
      Os produtos vinílicos (com PVC na composição da tinta) têm uma boa manutenção de limpeza, assistida por água.
      Entretanto, ressaltamos que a base de impressão deste tipo de produto é celulose, ou seja, manutenção de limpeza com pano úmido, ou até mesmo o respingar de água no dia a dia, não há problemas.
      De todo modo o que não recomendamos é a manutenção de limpeza com água em abundância. Nesse caso, o ideal seria as referências constantes no Book Calico, pois o processo de impressão é feito em cima de base Vinyl, com backing em non woven tramado com fio de PVC. Essa composição o torna impermeável.
      Se pudermos ajudar com mais alguma dúvida nos avise. Um abraço!

  9. Pretendo colocar papel de parede em meu quarto, mas uma das paredes externas do prédio recebe todo o sol da tarde fazendo com que o lado interno (onde pretendo colocar o papel) no final da tarde fique bastante quente. A pergunta é: o calor da parede é prejudicial ao papel de parede? Grato.

    1. Ola Paulo!
      Neste caso você pode aplicar normalmente o revestimento de parede. Solicitamos apenas atenção para paredes que tenham umidade, estas não podem ser aplicadas o produto.
      Se tiver mais alguma dúvida estamos a disposição.
      Um abraço!

  10. Boa tarde,quero colocar papel de parede em minha casa mas me disseram que o adesivo não é bom,gostaria de saber se é verdade se ele não adere bem,e qual o melhor e a cola específica para usar?

    1. Oi Silvania,
      Existem diversas tipologias de revestimentos de parede, os vinilizados, que recebem verniz impermeabilizante, mas são poucos resistentes à umidade, os vinílicos que contêm uma pasta de PVC e podem ser limpos com um pano úmido. E os chamados, non woven, que a parte do verso (que cola na parede) possui duas camadas feita com uma pasta sintética e fibrosa, que proporciona maior durabilidade e além disso a retirada deste tipo de papel também é mais rápida e não danifica a parede, ele sai inteiro. Quanto a colagem, existe um produto para cada tipo de material, que possuem até mesmo bactericidas e fungicidas. O vinílico, por ser um revestimento mais pesado, pede uma cola vinílica em gel, enquanto os vinilizados e non woven, podem ser utilizados com uma cola em pó ou em gel a base d’água.
      Sugerimos dar uma olhada em nosso site http://www.portodesign.com.br na linha Decor as diversas variedades que possuímos.
      Se tiver mais alguma dúvidas estamos a disposição. Um abraço!

    1. Oi Enderson,
      Para aplicação do revestimento de parede não há necessidade de aplicar massa corrida, o local deve estar liso e sem imperfeições, ou seja, nivelado, sem rachaduras ou resíduos/gorduras que possam vir a interferir na aderência da cola.Esperamos ter te ajudado e se surgir mais alguma dúvida estamos a disposição. Um ótimo final de semana!

    1. Boa tarde Nively,
      Para aplicação do revestimento de parede, a mesma deve estar apenas lisa e sem imperfeições, ou seja, estar nivelada, sem rachaduras ou resíduos/gorduras que possam vir a interferir na aderência da cola, porém existem algumas possibilidades do revestimento vir a descolar e dentre elas está uma superfície inapropriada para fixação que não consegue dar condição de fixação para o adesivo. Se a sua parede for muito irregular pode ocorrer o descolamento do produto.
      Entretanto, existem diversas tipologias de revestimentos, uns mais aderentes que outros, dependendo do material utilizando. Há os non woven que geralmente possuem duas camadas em que o verso (a parte que cola na parede) é feita com uma pasta sintética e fibrosa, sendo mais resistente. Além disso, a retirada deste papel também é mais rápida e não danifica a parede, ele sai inteiro.
      Sugerimos dar uma olhada em nosso site http://www.portodesign.com.br na linha Decor as diversas variedades que possuímos.
      Se tiver mais alguma dúvidas estamos a disposição. Um abraço!

  11. os rodapés utilizados em lavabos com mais ou menos 20 cm podem ser de qual material?. me disseram que existe um tipo poliuretano -plastico- existe mesmo? ele é resistente? quais vantagens e desvantagens?

    1. Boa tarde Yvone,
      Sim, nós temos a Coleção Orac, que possui rodapés em poliuretano, que pode ser aplicado em áreas úmidas. Esse produto há várias vantagens como ser leve, de fácil aplicação, não mofa, não apodrece, não tem cheiro e não desbota com o tempo.
      Esperamos ter te ajudado, se tiver mais alguma dúvida estamos a disposição. Um abraço!

    1. Oi Eliane,
      Para aplicação de papel de parede sobre o azulejo não indicamos este procedimento, pois o produto e a cola não terão aderência.
      Se pudermos ajudar em mais alguma dúvidas, por favor entre em contato. Um abraço!

    1. Boa tarde Lucas,
      Quando falamos de papel de parede, existem diversos tipos de impressão, diferenciando desta forma de papel para papel.
      Desde o tradicional, com textura lisa, aveludada, vinilizada, impressão focada em local específico, etc. E são estas especificações que levam a valores diferenciados também.
      Se pudermos ajudar com mais alguma dúvida nos avise.
      Um abraço!

  12. boa tarde,tinha uma duvida; a parede da minha casa está pintada de um tipo de tinta, tipo pó! aqui na região chamamos de super cal,,,,é tipo um corante que dar cor na parede..os papeis de parede pegam assim mesmo? ou ´só pegam na parede pintadas por tintas mesmo?

    1. Olá Jociel,
      Não recomendamos fazer aplicação de papel de parede sobre a tinta em pó/tinta cal, pois a cola não terá aderência.
      Sugerimos que lixe a parede, remova os resíduos e faça uma pintura com tinta normal, para posteriormente aplicar o papel. Esperamos ter te ajudado. Um abraço!

  13. Boa tarde,

    Vou colocar um papel de parede em minha sala de estar, a parede é rebocada,mas foi lixada e pintada. Não foi aplicado massa acrílica (massa corrida) antes da pintura. É indicado a colagem do papel de parede, ou preciso deixar a superfície lisa e pintada para colocar?
    Obrigado!

    1. Boa tarde Julio,
      Para a aplicação do papel de parede não há necessidade de haver a massa corrida, apenas a parede deve estar lisa e sem imperfeições, ou seja, deve estar nivelada, sem rachaduras ou resíduos/gorduras que possam vir a interferir na aderência da cola. Um abraço!

  14. Bom dia. Por gentileza me informe se posso colocar o papel de parede em um quadro de energia, porém o mesmo é de metal. Obrigado e no aguardo

    1. Ana Cláudia boa tarde. Não há problema em aplicar o revestimento de parede (papel de parede) sobre quadro de energia. A base para aplicação sempre deve estar limpa, isenta de partículas de pó, e não pode ser totalmente lisa. Essas características não são propícias para uma boa fixação do adesivo. Outro detalhe que deve-se ficar atenta são as extremidades de fixação: se as mesmas ficarem com possibilidade de atrito com a movimentação de abertura do compartimento, pode ocorrer o levantamento das pontas e posterior descolamento. Um abraço!

    1. Cristiano boa tarde. Há algumas possibilidades para um revestimento de parede (papel de parede) vir a descolar. São elas: superfície inapropriada para fixação (superfície muito lisa que não consegue dar condição de fixação para o adesivo, ou até mesmo muito irregular como um reboco cru); superfície com acúmulo de partículas (poeira, pó de gesso, partículas de areia, etc) no momento da aplicação do adesivo; adesivo inadequado ou com modo de preparo incorreto (no caso de adesivo a base d’água); problemas com umidade na base de fixação. Um abraço!

  15. Bom dia!! Tenho problemas com infiltração em uma parede da sala e em uma do quarto. Mandei pintar e passaram antes um impermeabilizante, mas só aguentou algumas chuvas e agora a bendita umidade está começando a aparecer e quando seca (após o período de chuva) deixa aquela mancha clara na tinta! Será que se eu colocar um papel de parede a base de TNT ou impermeabilizante resolveria meu problema?

    1. Bom dia, Beatriz. Neste caso não indicamos a aplicação do papel de parede, pois isso não resolverá o problema. Primeiramente você precisa descobrir a origem da infiltração e sanar a mesma. Posteriormente tratar a parede novamente para poder receber um revestimento, como por exemplo um papel de parede.

  16. Prezados! Apliquei papel de parede em um quarto de motor home, porém ele está descolando. Gostaria de saber se é pq a parede não é acrílica? Teria que usar alguma cola especial ou alguma preparação especifica?

    1. Bom dia, Analice! Veja bem: primeiramente você precisa identificar qual a base do material em que o papel foi aplicado. Geralmente o Motor home é revestido com “fórmica” e recebe uma pintura em cima. Caso a base esteja lisa, realmente o papel de parede não terá aderência. A base que vai receber a cola e o papel precisa ser tratada para posteriormente receber o revestimento.

    1. Boa tarde, Eliane! Veja só: o nosso setor de Controle de Qualidade fez alguns testes e concluiu que não seria indicado fazer essa aplicação, visto que não há aderência suficiente para a fixação. Um abraço!

  17. Olá

    Qual a diferença de uma papel de parede auto colante e um papel de parede que necessita de cola?
    Necessariamente uma papel de parede auto colante, é mais fragil?

    Obrigada desde já.

    1. Boa tarde, Thoani! A diferença é que no papel de parede adesivo a cola já vem no papel (pré gomado). Nesse caso, você precisa acionar a cola no verso do papel para fazer a aplicação. Também há casos em que a mão de obra analisa a intensidade da cola presente no papel para verificar se há necessidade de passar mais cola. Um abraço!

  18. Boa tarde,

    Você recomenda o uso de papel de parede adeviso?
    Qual a diferença entre o adeviso e o colado com cola?
    Existe muitas desvantagens?

    Obrigada

    1. Bom dia, Mayara! A diferença do papel de parede adesivo é que a cola já vem no papel. Você precisa acionar a cola no verso do papel para fazer a aplicação. Também há casos em que a mão de obra analisa a intensidade da cola presente no papel para verificar se há necessidade de passar mais cola.

  19. Olá! Preciso saber qual o cuidado necessário para instalação de papel de parede em parede revestimento de gesso. Atualmente devido ao custo o acabamento das paredes utilizam gesso.

    1. Olá, Alessandra. Tudo bem? Você pode, sim, aplicar o papel de parede sobre o gesso, porém a parede deverá estar 100% limpa e você precisa passar uma mão de tinta como base, para que possa ter aceitação e aderência da cola. Um abraço!

    1. Olá, Selma! Caso esteja se referindo a gesso acartonado, você deverá plainar/nivelar a parede com massa corrida e aplicar celador acrílico (é indispensável a utilização deste). Você poderá optar por pintar ou não a parede, mas sugerimos ao menos uma de mão, ficará melhor. Em seguida, proceder com a aplicação conforme o padrão (aplicação com cola CMC). Esperamos tê-la ajudado e ficamos à disposição para tirar mais dúvidas, um abraço!

    1. Julio, agradecemos sua pergunta! O papel de parede possui uma cola específica para ele que é a COLA CMC (Carboxi Metil Celulose). Trata-se de uma cola em pó que é diluída na água. Lembre-se sempre de seguir as orientações no rótulo do produto antes de usá-lo! Abraço

    1. Boa tarde Rosana. Obrigada por seu contato.

      Conversei com o setor responsável e você pode aplicar o papel de parede. Mas deverá seguir as seguintes instruções:
      – Limpar o porcelanato com ácido muriático, removendo todo e qualquer resíduo que tenha sobre o porcelanato;
      – Após 24 horas deverá nivelar as juntas com massa de PVA ou massa corrida;
      – Posteriormente deverá utilizar a cola CMC e acrescentar 30% de cola branca para ter aderência;
      – Proceder com a aplicação normalmente.
      É importante que você esteja ciente de que uma vez aplicado o papel de parede, o porcelanato ficará danificado devido aos materiais citados acima.

      Esperamos ter lhe ajudado. Qualquer dúvida, nos comunique novamente.

      Att. Equipe Portodesign.

    1. Olá, Anabel. Agradecemos o seu contato.
      Infelizmente não trabalhamos com nenhum revestimento adesivo, mas temos vários modelos de papéis de parede que já vem com a cola aplicada diretamente no papel, bastando apenas borrifar água quente para ativar a cola.
      A coleção Whisper Prints, por exemplo, já vêm com a cola pré-aplicada no papel, o que economiza tempo e torna a aplicação muito mais prática e com menos sujeira. Conheça aqui: http://zip.net/bcrbqH

      Permaneço à disposição.
      Felipe Lenon
      Portodesign

  20. Olá boa tarde, gostaria que me fosse localizado a seguinte descrição MODELO FAIRYLAND (281004) page: 47 size: 0,53mX10m, nao consigo encontrar o mesmo no site.
    att:

  21. Bom dia! Comprei dois rolos de um papel de parede Balaroti Design, da porto design e, não há informações sobre a simbologia técnica, somente a legenda da simbologia. Preciso de mais informações sobre o papel, antes da aplicação ser feita na parede. O código/lote GD1007/106.

    Agradeço desde já,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.