21 out 2015

Ponte que se transforma em túnel subaquático

Deixe seu comentário aqui!

Conheça Øresund, a incrível ponte que liga a Dinamarca com a Suécia.
tunnel-bridge-oresund-link-artificial-island-sweden-denmark-10

Com engenharia e planejamento da multinacional Arup (Londres) e projeção do arquiteto Dinamarquês George KS Rotne, a ponte foi inaugurada em 01/06/2000 com a presença da rainha Margarida II da Dinamarca e com o rei Carlos XVI Gustavo da Suécia.

tunnel-bridge-oresund-link-artificial-island-sweden-denmark-12

A ponte tem uma das mais longas linhas de cabos e fios do mundo (em 490 metros). A altura do pilar é de 204 metros. O comprimento total da ponte é de 7845 metros, que é aproximadamente metade da distância entre as terras dinamarquesas e suecas, e o seu peso é 82 mil toneladas. Na ponte, os dois traçados ferroviários estão abaixo do tabuleiro com quatro faixas de rodagem rodoviária. A ponte tem uma folga vertical de 57 metros (187 pés), embora a maioria dos barcos de tráfego em todo o Øresund ainda passe sobre o estreito de Drogden (onde se situa o túnel).

tunnel-bridge-oresund-link-artificial-island-sweden-denmark-14

A ponte se estende cerca de 8 km antes da transição através de uma ilha artificial em um túnel. É interessante tanto biológica como arquitetonicamente: A Associação Botânica do Lund identificou mais de 500 espécies diferentes de plantas na ilha artificial, que foi construída a partir de material dragado do fundo do mar.

Fonte: Bored Panda e Wikipédia 

Imagens: Bored Panda

Sem comentários para “Ponte que se transforma em túnel subaquático”

Deixe seu comentário