22 jul 2014

Lofts ao redor do mundo

5 comentários

50cefafbb3fc4b7062000593_maracan-house-terra-e-tuma-arquitetos-associados_0070-terraetuma-maracana81-6819

De Londres a Los Angeles, Sydney e San Francisco, lofts são uma opção super estilosa de moradia que está em evidência nas principais mostras de arquitetura e decoração ao redor do mundo. Este novo modelo de residência tem conquistado principalmente jovens empresários que buscam por lugares criativos e inspiradores.

 

História

Gramercy-Park-townhouse-1

Os lofts ganharam popularidade a partir da década de 70, especialmente nos Estados Unidos. Naquela época, várias pessoas começaram a transformar antigos prédios comerciais e industriais, como galpões e depósitos, em moradia. Afinal, esses lugares eram bem mais baratos que os apartamentos padrão. No entanto, os lofts acabaram se mostrando vantajosos não só pelo valor, mas por trazerem praticidade e funcionalidade ao dia a dia da pessoa. E, com isso, o que antes era necessidade se tornou uma tendência em inúmeros países.

Hoje, os lofts atendem a um perfil específico de morador, sendo os favoritos daqueles que buscam praticidade e um ambiente criativo. Portanto, quando se planeja construir uma residência, vale a pena avaliar se um loft não é a opção mais acertada para o seu contexto.

Características

dedafa48676f43ab478d7b8f2d3304bd

Em virtude de terem surgido de antigos galpões, os lofts originais possuem algumas características bem peculiares:

• Pé-direito alto;

• Janelas grandes, que garantem muita luz natural;

• Ausência de divisões internas;

• Conjugação de ambientes;

• Estrutura elétrica e hidráulica aparente;

• Tijolos e colunas de sustentação visíveis;

• Ausência de piso e forro.

Entretanto, com a crescente procura por esse tipo de residência, os projetos de loft já apresentam algumas variações dessas características, tornando o ambiente menos rudimentar e mais moderno. Por exemplo, mesmo que os tijolos fiquem à vista, é possível cobri-los com uma resina impermeabilizante, o que facilita sua limpeza. Da mesma forma, pode-se colocar pisos modernos e esconder as tubulações no seu projeto de loft.

O que não pode ser modificado, pois o loft perderia sua essência, é o pé-direito alto, a grande entrada de luz natural e a ausência de barreiras entre os ambientes. A principal característica desse tipo de residência é a ausência de barreiras visuais, o que dá amplitude ao lugar e promove o fácil acesso a todos os espaços. Por esse motivo, os lofts são extremamente funcionais. Você pode assistir à televisão estando no quarto, na sala ou na cozinha. Do mesmo modo, pode fazer uma janta para amigos e interagir com as pessoas na sala, mesmo que você esteja cozinhando.

No entanto, já que os ambientes são interligados, é um tanto difícil manter a privacidade em um loft se sua família é grande. Dessa forma, esse tipo de moradia é mais procurado por pessoas solteiras e casais sem filhos. Assim, apenas o quarto e o banheiro, por vezes, são colocados em um mezanino para não ficarem tão expostos.

Decoração

A-Chic-Apartment-on-Prince-Street-03-1150x862

O design e a decoração em lofts têm papel essencial, já que o lugar, por si só, é bastante rudimentar. Para definir os limites de cada ambiente e otimizar o espaço, é comum o uso de cores diferenciadas e de mobiliário estratégico, como sofá e bancada de cozinha. Porém, como você enxerga toda a residência, é importante que as cores conversem entre si e que não haja excesso de móveis e detalhes, causando uma poluição visual.

Embora o loft lembre um “galpão”, e justamente nisso esteja seu charme, ele não precisa ser um ambiente frio. Por meio de um bom projeto arquitetônico você pode construir um local confortável e acolhedor, com bons materiais de acabamento e cores adequadas. Mesmo os tijolos à vista, muito solicitados em lofts, podem ser pintados de branco, por exemplo, e assim dar um acabamento simples, bonito e moderno a sua residência. Veja abaixo alguns modelos de lofts de vários lugares do mundo e inspire-se.

SÃO FRANCISCORIO DE JANEIRO - BRASILESTADOS UNIDOSMONZA - ITÁLIA
MADRID - ESPANHALONDRES - INGLATERRAKIEV - RÚSSIAESTOCOLMO - SUÉCIAbarcelona - espanhaMELBOURNE - AUSTRÁLIA2


Imagens: Pinterest





 

5 Comentários para “Lofts ao redor do mundo”

  1. Tamara Varejão says:

    Adorei a matéria e pesquisa histórica sobre “Lofts ao redor do mundo.”
    Gostaria de saber se vocês tem mais material para consulta sobre o assunto e ainda, como fazer contato para saber “orçamento” sobre elaboração de projeto, condições para contratação e construção.
    Atualmente, construir um LOFT para moradia é o meu maior sonho… seria uma guinada de 360º em minha vida.
    Grata pela atenção,
    Tamara Varejão

  2. Janaína Bandeira Pires says:

    Maravilhosa matéria, que a cada dia tenha mais e mais Lofts.

Deixe seu comentário