14 nov 2013

Índia deu início à construção da maior estátua do mundo

Deixe seu comentário aqui!

650x

 

No Brasil, o Cristo Redentor impressiona a todos que passam pelo Rio de Janeiro. Já nos Estados Unidos, é a Estátua da Liberdade que impera sobre a cidade e surpreende os turistas e moradores de Nova York. Mesmo com proporções admiráveis, essas duas estátuas não chegam nem perto do monumento que o governo da Índia pretende construir.

image

 

A obra já ganhou o nome de “Statue of Unity” (que pode ser livremente traduzido em algo como “Estátua da Unidade”) e representará Sardar Patel – que ficou conhecido por ser o primeiro a ocupar o cargo de primeiro-ministro da Índia indepedente.

 

Batendo recordes

Statue_of_Unity_large_verge_medium_landscape

 

O projeto da construção mostra que a estátua terá 182 metros de altura, ou seja, aproximadamente o dobro do tamanho da Estátua da Liberdade. A agência de notícias AFP ainda informa que a obra deve levar quatro anos para ficar pronta e terá um custo estimado de 300 milhões de dólares (algo como 677 milhões de reais na cotação de hoje) que será financiado a partir de recursos públicos e doações privadas.

Mas todos os indianos que quiserem contribuir com a construção podem dar a sua contribuição, já que o governo está aceitando doações de pedaços de metal. “Pedimos aos fazendeiros de cada vilarejo da Índia para doar partes das suas ferramentas agrícolas, umas 200 ou 400 gramas já servem”, explicou Narendra Modi, ministro do estado de Gujarat – região onde a estátua já começou a ser construída – e principal incentivador da obra.

 

Jogada política

sardar photo

 

Por trás da grandiosidade dessa construção, estão algumas questões políticas importantes. Sardar Patel, o homenageado, foi o primeiro representante da Índia independente como um membro do partido congressista do país. Tal partido é o principal rival político do Bharatiya Janata, partido a que Narendra Modi é afiliado, sendo que ambos concorrem às eleições no ano que vem.

Ao lançar sua candidatura, Modi busca conquistar os mais de 1,2 bilhões de habitantes no país e o envolvimento com a construção da Estátua da Unidade pode ajudá-lo e ir mais longe e, quem sabe, alcançar suas metas.

Fonte: Reprodução/Megacurioso

Sem comentários para “Índia deu início à construção da maior estátua do mundo”

Deixe seu comentário