18 jun 2014

Estádios para a Copa de 2022 no Catar

1 comentário

Cansamos de ouvir falar dos estádios e obras de infraestrutura atrasados nessa copa por aqui no Brasil, e o mais engraçado é que em nossas reformas e construções não temos nenhum projeto que encha os olhos por beleza ou design, uma realidade totalmente oposta à do Catar no Oriente Médio que provavelmente irá sediar a copa em 2022 e já está tocando obras a pleno progresso, com projetos arquitetônicos baseados em sua cultura árabe que dão vontade de ver logo construídos.

qatar-chronicle-qatar-2022-stadiums

                                                                                                                                                                                                                                                                                    

O Catar foi escolhido no fim de 2010 para sediar o primeiro mundial interclubes no Oriente Médio. A copa de 2022 já esta com projetos prontos e obras em progresso. Entretanto, é possível que todo esse projeto arquitetônico não se realize, pois a organização futebolística do Catar foi acusada por um jornal inglês de comprar as eleições da fifa, um inquérito foi aberto e será resolvido ainda este mês. Mesmo assim a arquitetura dos estádios chega a assustar pois o país tem aproximadamente o dobro do tamanho do Distrito Federal e irá abrigar 12 estádios em 7 cidades sede.

De acordo com o planejamento, os estádios devem ser entregues com antecedência. A expectativa é que o último fique pronto em 2020. Todos vão utilizar a potência dos raios solares para conversão de energia solar em energia elétrica. Quando os jogos não estiverem ocorrendo, as instalações de energia solar nos estádios vão exportar energia para a rede elétrica. Abaixo você confere os detalhes de cada projeto.

 

Lusail Iconic Stadium

Com capacidade para 86.250 pessoas, o novo Lusail Iconic Stadium será a sede da abertura e partidas finais. Localizado em Lusail City, o estádio tem a sua inspiração a partir da vela de um barco tradicional e está rodeado por água. Após a Copa, o estádio será usado para hospedar um clube esportivo, e outros eventos culturais.

17196872525atm14fdgt

 

                                                                                                                                                                                                                                                                               

Doha Stadium Porto

Desenhado para se parecer com um animal marinho, o Doha Stadium Porto será um estádio totalmente modular com 44.950 lugares. A água do Golfo Pérsico decorrerá ao longo de sua fachada exterior, auxiliando no processo de refrigeração e aumentando o seu fascínio visual. Os fãs terão a opção de chegar em um táxi aquático ou balsa. Após a copa do mundo o estádio inteiro vai ser desmontado e enviado para os bancos dos países em desenvolvimento para promover o desenvolvimento do futebol.

dasdasdasda

dasdadasd

                                                                                                                                                                                                                                                                               

Sports City Stadium

Com capacidade para 47.560 lugares, o design arquitetônico do Sports City Stadium foi inspirado nas tradicionais tendas árabes. . Um teto parcialmente retrátil chamado de o “breu” é uma de suas atrações. Após o campeonato, farão de suas instalações um estádio multi-uso no Catar. As características inovadoras do estádio irão torná-lo um local ideal para jogos de futebol, mas também concertos, shows, espetáculos teatrais e outros eventos não-relacionados ao esporte.

16535610591atm14gfhfr New_Sports_City_aerial

                                                                                                                                                                                                                                                                               

Education City Stadium

O Education City Stadium assume a forma de um diamante irregular. O estádio de 45.350 lugares, será localizado no meio de vários campus universitários na cidade, facilmente acessível para os fãs tanto no Catar quanto  no estádio vizinho Barein. Após o mundial, o a estrutura irá reter 25 mil assentos para uso pelas equipes de atletismo da universidade.

17196916372atm14weqr

 

                                                                                                                                                                                                                                                                               

Umm Slal Staduim 

O Umm Slal Stadium, localizado nos arredores de uma das fortalezas mais importantes historicamente do Catar, terá 45.120 lugares. O projeto é uma interpretação moderna de tradicionais fortalezas árabes. Após a copa a lotação será reduzida para 25.500. O estádio será utilizado pelo Umm Slal FC.

16535637158atm14hjhg

 

                                                                                                                                                                                                                                                                               

Qatar University Stadium 

Substituindo um estádio pequeno existente dentro de um campus da universidade do Catar, o Qatar Universitary Stadium terá 43.520 lugares. As placas da fachada misturam padrões geométricos tradicionais da cultura árabe com superfícies de forma livre aberta, evocando construções do passado e do futuro. O estádio será utilizado por times da faculdade após o mundial da fifa, com sua capacidade reduzida para 23.500 expectadores.

16535607343atm14ytryu8

                                                                                                                                                                                                                                                                               

Al-Gharafa Stadium

A capacidade de 21.175 pessoas no já existente Al-Gharafa Stadium, na capital Doha, será ampliada para 44.740 lugares utilizando elementos modulares que formam uma camada superior. A fachada será composta de bandeiras que representarão as nações que se qualificaram para a Copa de 2022 e será o símbolo da amizade mútua, tolerância e respeito que o torneio representa. O estádio vai ser diminuído para a capacidade pré-existente após o torneio ter terminado.

1653548-1343-atm14

 

                                                                                                                                                                                                                                                                              

Al-Khor Stadium

O Al-Khor Stadium tem por marca de 45.330 espectadores em sua capacidade de projeto. O estádio, que será construído do zero, tem o formato inspirado em uma concha,  teto flexível e assentos em dois níveis: 25.500 lugares no nível inferior e 19.830 lugares no nível superior, que possui uma camada modular. O estádio será localizado em uma zona de esportes e recreação oferecerá aos espectadores uma vista deslumbrante do Golfo Pérsico.

16535495128atm14lui

                                                                                                                                                                                                                                                                               

Al-Rayyan

O atual estádio Al-Rayyan, com capacidade de 21.282 será ampliado e terá capacidade para 44.740 lugares, utilizando elementos modulares para formar um nível superior. O estádio foi projetado com uma “meia membrana”, uma fachada especial que age como uma tela para projeção de novidades, atualizações e jogos. Após o torneiro, o estádio será reduzido a sua capacidade anterior.

16535515652atm14hjy

                                                                                                                                                                                                                                                                               

Al-Wakrah Stadium

Al-Wakrah é uma das cidades mais antigas do Catar, com uma longa história da pesca comercial, mergulho e produção de pérola. O Al-Wakrah Stadium, com capacidade de 45.120, segue as pistas do mar que tem desempenhado um papel tão importante na história da cidade. Após a Copa, a capacidade do estádio será reduzida para 25.500 lugares.

16535546906atm14dfgfd

                                                                                                                                                                                                                                                                               

Al-Shamal Stadium

O Al-Shamal Stadium terá uma capacidade de 45.120 lugares com um permanente nível inferior de 25.500 lugares e um modular com camada superior de 19.620. O formato arquitetônico é derivado do barco de pesca “dhow” usado no Golfo. Os espectadores são esperados para chegar a partir da via expressa de Doha, dos táxis d’água, e do Bahrain, através da “Qatar Ponte da Amizade” e do novo metrô.

16535521721atm14trts6

                                                                                                                                                                                                                                                                               

Khalifa International Stadium

Reestruturado para os jogos Asiáticos, realizados no Qatar em 2006, o Khalifa International Stadium tem capacidade atualmente para 50.000 espectadores, mas será expandido para 68.030. O estádio, que inclui arcos de  varrição, fica parcialmente coberto e é o centro do Aspire Zone, um complexo desportivo que inclui a Academia Aspire de Excelência Esportiva,  o “Hospital médico Esportes ASPETAR” e muitas outras instalações desportivas.

17196958125atm14

                                                                                                                                                                                                                                                                               

No vídeo abaixo você confere mais detalhes sobre os cinco primeiros projetos.

Fonte: Obvious Mag

 

 

Um comentário para “Estádios para a Copa de 2022 no Catar”

  1. Clelia says:

    Acredito que devemos valorizar mais a nossa cultura e nossa arquitetura,deveriamos ser mais patriotas e divulgar o que temos de bom pra oferecer, vale lembrar que nossa copa é agora em 2014 e que 2022 também terá o seu momento e com certeza não será só flores.

    Espero que sim, que seja só flores e eles divulguem só o melhor da copa no Catar!

Deixe seu comentário