11 set 2013

Entenda como o Art Déco mudou o mundo

Deixe seu comentário aqui!

Art Déco foi um movimento popular internacional de design que durou de 1925 até 1939, afetando as artes decorativas, a arquitetura, o design de interiores e o desenho industrial, assim como as artes visuais, a moda, a pintura, as artes gráficas e o cinema.

Este movimento foi de certa forma, uma mistura de vários estilos e movimentos do início do século XX, incluindo construtivismo, cubismo, modernismo, Bauhaus, Art Nouveau e futurismo. A sua popularidade na Europa foi durante os picos dos anos 1920 e continuou fortemente nos Estados Unidos através da década de 1930. Embora muitos movimentos de design tivessem raízes em intenções filosóficas ou políticas, o Art Déco foi meramente decorativo. Na época, ele foi visto como estilo elegante, funcional e ultramoderno.

MONTAGEM ART DECO

 

O Art Déco representou a adaptação pela sociedade em geral dos princípios do cubismo. Edifícios, esculturas, joias, luminárias e móveis são geometrizados. Sem abrir mão do requinte, os objetos têm decoração moderna, mesmo quando feitos com bases simples, como concreto armado e compensado de madeira. As peças ganham ornamentos de bronze, mármore, prata, marfim e outros materiais nobres. Diferentemente do Art Nouveau, mais rebuscado, o Art Déco tem mais simplicidade de estilo.

Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes

EXPOSIÇÃO

 

O estilo deve o seu nome à Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas (em francês: Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes), realizada em Paris, em 1925. Na mostra, nus femininos, animais e folhagens são apresentados em cores discretas, traços sintéticos, formas estilizadas ou geométricas. Muitas peças exibem marcas de civilizações antigas. É o caso de uma escrivaninha de madeira laqueada, marfim e metal que reproduz um templo asteca.

 

Arquitetura

De forma geral, a arquitetura Déco representa certa tendência de passagem entre a arquitetura produzida pelos estilos Art Nouveau e do ecletismo para o modernismo. Assim, observam-se elementos de avanço de estilo, com certos comedimentos em relação aos estilos predecessores. Observa-se, por exemplo, uma tentativa de racionalização dos volumes e dos elementos de ornamentação, ainda que houvesse ornamentações pontuais e com materiais que representassem modernidade e que os volumes seguissem a composição tripartite clássica – embasamento, corpo principal e coroamento.

Existem duas principais vertentes do Art Déco dentro da compreensão da arquitetura: o estilo usado em Miami e o estilo usado em Nova Iorque e Chicago. O estilo de Miami é marcado por formas mais puras e pouca ornamentação. O outro estilo é marcado fortemente por uma rica ornamentação e o uso de elementos metálicos. Como exemplos, temos, em Nova Iorque, o Empire State Building e o Chrysler Building, além de diversos edifícios de baixo gabarito em Miami.

No Brasil, o Art Déco inspirou os primeiros prédios de Goiânia, nova capital de Goiás, projetada em 1933 por Atílio Correa Lima, cujo acervo arquitetônico é considerado um dos mais significativos do país. Já no Rio de Janeiro, alguns dos exemplos são o Cristo Redentor, considerada a maior escultura Art Deco do mundo, e o edifício Biarritz, considerado um dos ícones arquitetônicos do movimento no país.

RIO DE JANEIRO

 

Fonte: Wikipedia

Sem comentários para “Entenda como o Art Déco mudou o mundo”

Deixe seu comentário