Entenda a resistência dos porcelanatos esmaltados

Na hora de comprar revestimentos cerâmicos, especialmente porcelanatos esmaltados, além da procedência e qualidade, é de suma importância verificar sua classificação quanto à resistência da superfície. A marcação que agrupa os materiais em categorias de acordo com a durabilidade diante de situações de abrasão (desgaste) e tráfego é a PEI, sigla para Porcelain Enamel Institute. Quanto maior o número de PEI, mais resistente é o esmalte.  Porém, antes de definir que tipo de PEI sua obra precisa, algumas informações devem ser levadas em consideração sobre o local onde o item será aplicado, como a intensidade do tráfego de pessoas na área, o uso (piso ou parede) e se é interno ou externo.

PEI só vale para esmaltados

É a qualidade do acabamento esmaltado que define a resistência dos porcelanatos. Esmaltes frágeis acarretam PEI’s mais baixos, enquanto esmaltes resistentes constituem materiais com PEI 5, o nível máximo a que pode chegar esta classificação.

Os porcelanatos técnicos não entram neste grupo de classificação porque não são esmaltados, uma vez que o PEI avalia o tipo e a qualidade do esmalte.

De uma a cinco estrelas

PEI 1: São os materiais mais delicados, geralmente indicados apenas para paredes, pois não suportam praticamente atrito nenhum.

PEI 2: Também mais indicados para paredes, como azulejos, embora sejam admitidos em pisos de locais com bem pouco tráfego.

PEI 3: A partir deste nível pode ser utilizado em pisos internos e residências.

PEI 4: Ideal para locais onde a passagem de pessoas é um pouco maior, como entradas e corredores.

PEI 5: É a melhor opção para ambientes externos, garagens, calçadas, além de ambientes comerciais e locais onde se arrastam com frequência objetos e móveis.

Todos os porcelanatos esmaltados da Portodesign possuem PEI entre 3 e 5. Conheça alguns deles:

PEI 3:

COLEÇÃO TAU FINE - PEI 3

 

WHITE MONOCOLOR

 

PEI 4

GRIGIO LAPPATO - PEI IV

 

COLEÇÃO JUST CEMENTI - PEI IV

 

PEI 5

COLEÇÃO MAXIWOOD

 

Fonte: Texto adaptado Revista Construir Mais por Menos – Número 36 – Pág. 94

 

 

 

Only registered users can comment.

  1. Olá!
    Tenho uma dúvida. Gostaria de saber que tipo de porcelanato é mais indicado para grande fluxo de pessoas.
    Estou em reforma no meu consultório e ainda não decidi o piso. Gostaria de algum que não tivesse tanta incidência de manchas e que fosse resistente ao atrito de pessoas e cadeiras.

    Abraços!

    1. Boa tarde Leonardo,
      Infelizmente sua mensagem caiu em nosso spam, lamentamos a demora em lhe responder!
      Nós temos algumas coleções que se encaixam nos requisitos necessários do seu projeto: Coleção Marmi, Cementi, Monocolor, Monviso, Touch e Lead.
      Você pode estar conferindo todas elas em nosso site: http://www.portodesign.com.br
      Agradecemos seu contato

    1. Boa tarde,

      Temos:

      Marmi Armani Beige (SG) 60×120
      Marmi Messina Beige (SG) 60×120
      Marmi Travertino Lux Beige (SG) 60×120
      Monviso Marfim (SG) 80×80
      Monviso Marfim (SG) 60×60
      Everest Lupos (SG) 120×120
      Everest Lupos (SG) 100×100

  2. Boa noite, pode me tirar uma dúvida? Entendi as definições acima, mas, o que devo considerar quando o produto informa PEI NÃO SE APLICA!!!???!!!

    Estou querendo muito um porcelanato esmaltado (preto) para minha cozinha e o que encontrei (retificado), com ótimo preço, etc, dá essa informação.

    Já tentei deixar msg ao fabricante, mas, a página não funciona.

    O que devo considerar como PEI NÃO SE APLICA?

    O produto é esse: http://www.cec.com.br/piso-e-azulejo/porcelanatos/porcelanatos-ate-60×60/porcelanato-esmaltado-borda-reta-brilhante-fusion-black-50x50cm?produto=1230704

    e a página do fabricante: (que também NÃO diz o PEI)

    http://www.lanzi.com/pt-br/ProdutosDetalhes/Fusion-Black-50x50cm-PT_BR

    Por favor, me auxilie… Mto obrigada…..

    1. Bom dia Rose!

      A informação: ‘PEI não se aplica’ é para porcelanato técnico, onde não há uma camada de esmalte.

      *PEI – Porcelain Enamel Institute.

      PEI é a marcação que agrupa os materiais em categorias de acordo com a durabilidade diante de situações de abrasão (desgaste). Quanto maior o número de PEI, mais resistente é o esmalte. Porém, antes de definir que tipo de PEI sua obra precisa, algumas informações devem ser levadas em consideração sobre o local onde o item será aplicado, como a intensidade do tráfego de pessoas na área, o uso (piso ou parede) e se é interno ou externo.
      PEI só vale para esmaltados.
      É a qualidade do acabamento esmaltado que define a resistência dos porcelanatos. Esmaltes frágeis acarretam PEI’s mais baixos, enquanto esmaltes resistentes constituem materiais com PEI 5, o nível máximo a que pode chegar esta classificação.
      Os porcelanatos técnicos não entram neste grupo de classificação porque não são esmaltados, uma vez que o PEI avalia o tipo e a qualidade do esmalte.

      Se pudermos ajudar com mais alguma dúvida nos avise. Um abraço!

    1. Boa tarde Daniel,
      A PEI é IV.
      Se precisar de mais informações técnicas, você poderá solicitar a ficha técnica através do Portal de atendimento do cliente, disponível no nosso site – portodesign.com.br.
      Um abraço.

    1. Oi Elifas,
      Para área interna você poderá utilizar tanto produtos acetinados (AC) quanto polidos/super gloss, podendo ser esmaltado ou técnico. A nossa recomendação é não utilizar porcelanatos pretos na área da cozinha e banheiro.
      Quando falamos de PEI é apenas para produto esmaltado, ou seja, todo produto esmaltado tem PEI. Para produtos técnicos (que não há aplicação de esmalte) não há classificação de PEI. Se pudermos ajudar com mais alguma dúvidas estamos a disposição. Um ótimo final de semana!

  3. Minha casa tem que piso Gyotoku há 24 anos, nunca danificou, qualquer produto de limpeza, não deu problema. Mas piso é antigo, eu quero trocar por novo modelo, mas não consegui procurar piso Gyotoku, será que não mais vai fabricar?!

    1. Boa tarde Elifas,
      Atualmente não sabemos se ainda produzem, de todo modo, temos uma variedade e todos os nossos produtos possuem 5 anos de garantia, você pode entrar em nosso site http://www.portodesign.com.br e verificar todas as nossas opções.
      Caso você queira, pode nos enviar uma foto do piso da sua casa para que possamos indicar um modelo Portodesign mais parecido com o que você possui atualmente, porém mais modernos e tecnológicos.
      Um abraço!

    1. Boa tarde, Júlia! A durabilidade do porcelanato vai depender do cuidado que você terá com ele. Se seguir corretamente as orientações de limpeza, manutenção e cuidados, poderá ter seu produto aplicado perfeitamente durante muitos anos. Lembre-se que a falta de limpeza pode deteriorar o aspecto do porcelanato.

  4. preciso de dicas,estou reformando minha casa e quero usar porcelanato que imita cimento queimado em toda a parte interna e o que devo usar na parte externa como area ,lavandeiria e banheiro da piscina.

    1. Bom dia, Vanilda! Para as áreas molhadas como o banheiro da piscina, sugerimos os porcelanatos AD (antiderrapantes). Neste caso, temos a nova Coleção GEO, perfeita para áreas externas! Para as áreas internas e áreas que não serão molhadas constantemente, você pode utilizar produtos MT (Mate), AC (Acetinado) ou até SG (Super Gloss). De acordo com sua preferência, sugerimos as coleções Oxford, Cementi e Touch – produtos que têm o cimento como referência. Um abraço!

  5. Bom dia

    Estou iniciando uma obra e já comecei a pesquisar sobre os pisos. O imóvel inicialmente será destinado para locação, gostaria de uma orientação de um piso resistente a risco e falta de zelo do possível morador.
    Pensei na instalação do natural ou acetinado, o que vocês me orientam?
    Ês
    Poderia me dizer onde são fabricados os porcelanatos de vocês? recebi a informação que a maior parte hoje vem da china. isso procede?

    Teria alguma loja online que ofereça boa negociação no quesito frete para indicar?

    Muito Obrigado e bom trabalho.

    Bruno Oliveira

    1. Boa tarde, Bruno! O produto mais indicado para áreas de alto trafego são os porcelanatos com acabamento Matte, Acetinado e Natural. A Portodesign oferece uma gama variada de produtos com estes acabamentos. Nosso produtos são oriundos de 8 países diferentes e, portanto, não apenas da China. Quanto à compra dos produtos e frete, indicamos nossos parceiros revendedores: eles estão preparados para lhe atender em todos os sentidos. Gostaríamos de saber sua cidade e estado para que possamos indicar a revenda mais próxima de onde você reside.

  6. Olá, estou fazendo uma reforma em minha casa, no segundo andar.Eu moro em fazenda, e quero usar o porcelanato , sobre outro piso que já existe, o que você me aconselha usar?

    1. Boa tarde, Solange! Nesse tipo de situação, geralmente se utiliza um produto de menor espessura. Temos por exemplo a Coleção MONOCOLOR, em caso de porcelanato, e também temos os Pisos Vinílicos que são da Categoria SMART, com várias opções de coleções.

      Antes de executar qualquer obra, porém, você terá que contar com a ajuda de um profissional para analisar a estrutura do local: terá que sondar as peças, verificar se não há peças ocas ou trincadas, se há divergência no contrapiso, se foram executadas as juntas indicadas em normas, ou seja, se foram seguidas as técnicas de assentamento. Também é preciso analisar a portas e acabamentos, pois se o revestimento será sobreposto isso aumentará a altura do piso.

      O produto já assentado será a base para assentamento de um novo produto, o qual influenciará diretamente no resultado final. Caso haja mais dúvidas técnicas, temos nosso departamento de SAC disponível no telefone 0800 730 6100. Um abraço!

  7. Vou colocar porcelanato em meu Apârtamento. e estou com uma tremenda dúvida. Quero um porcelanato que seja mais resistente aos aranhões. Qual você me indicaria?
    Aproveitando: qual a diferença entre Porcelanato esmaltado e esmaltado polido?

    1. Bom dia, Penha. Tudo bem? Veja bem: a questão de ser esmaltado ou não está relacionada à tipologia do porcelanato, e não à sua superfície. Porcelanatos com superfície polida e/ou super gloss devem ter uma manutenção adequada, pois são mais suscetíveis a riscos. Já os porcelanatos com superfície Matte, Acetinada ou Natural, têm mais resistência quanto a riscos. Um abraço!

  8. Boa tarde li a maior parte dos comentários então não é legal usar o mesmo porcelanato na casa toda por contas das diferenças de ocupação e tal… de todos porcelanatos qual vc mi recomendaria para casa? obgda

    1. Bom dia, Juliana! Geralmente para áreas residenciais e internas, costuma-se optar por um produto Polido/Super Gloss. Porém, isso vai depender da sua necessidade e preferência. Por exemplo: para áreas molhadas (dentro do box), indicamos porcelanatos Matte ou Acetinado.

  9. oi,vou trocar o piso de munha casa e quero colocar o porcelanato esmaltado pois tenho criança e eles correm pra fora e pra dentro o tempo todo e entao gostaria de saber se esse é o piso correto para eu colocar….muito obg!

    1. Bom dia, Renata! A questão de ser esmaltado ou não está relacionada à tipologia do porcelanato, e não à sua superfície. Porcelanatos com superfície polida e/ou super gloss devem ter uma manutenção adequada, pois são suscetíveis a riscos. Já os porcelanatos com superfície Matte, Acetinada ou Natural, têm mais resistência quanto a riscos. Um abraço!

    1. Boa tarde, Samuel. Para cada ambiente, temos porcelanatos específicos. A questão de ser esmaltado ou não está relacionada à tipologia do porcelanato, e não à sua superfície. Porcelanatos com superfície polida e/ou super gloss devem ter uma manutenção adequada, pois são suscetíveis a riscos. Já os porcelanatos com superfície Matte, Acetinada ou Natural, têm mais resistência quanto a riscos. Um abraço

    1. Oi Paula, tudo bem? A Coleção Monocolor White pode, sim, ser usada nesses espaços, pois é um porcelanato polido. Porém, outras coleções como a Solar Riverstone são mais indicadas para áreas molhadas por evitarem os escorregões. Um abraço

  10. Boa Tarde!
    gostaria de saber qual é o porcelanato ( polido, esmaltado ou acetinado) mais indicado para um apartamento de frente pra praia, onde a incidência de umidade e maresia é alta. Me disseram que o polida ficaria constantemente “melecado” e lambuzado por conta da maresia
    obrigada!

    1. Bom dia, Karina! Olha, muitas pessoas optam por um produto Polido devido ao resultado final (brilho embelezando o ambiente). Independente de ser um local com maresia ou não, qualquer porcelanato pode ser aplicado. O que devemos ressaltar é que, por ser um ambiente em que terá presença de areia, você pode optar por utilizar um porcelanato que seja Matte ou Acetinado, já que os porcelanatos Polidos são mais suscetíveis a riscos. Esperamos ter ajudado, um abraço!

  11. Bom dia! Estou escolhendo os pisos para minha casa, adorei suas dicas.
    Entre as opções de porcelanato, Estou preferindo o esmaltado.
    Por favor me tira uma dúvida: piso esmaltado não pode ser lapidado, o que que isso quer dizer?
    Obrigada

        1. Míriam, na verdade tanto o porcelanado esmaltado quanto o porcelanato técnico podem ser biselados – que significa receber um leve “chanfrado” para dar acabamento na peça, para não lascar as bordas e nem cortar as mãos ou pés. É importante ressaltar que este acabamento já vem de fábrica. Ficamos felizes pela sua pergunta, se tiver novas dúvidas não hesite em nos perguntar! Um abraço!

  12. Gostaria de saber qual o significado de algumas siglas que aparecem nos porcelanatos esmaltados que procurei, uma vez que no mostruário especifica PEI LC ou PEI LA e não os números, que você mostrou. O vendedor ainda insistiu que os porcelanatos de modo geral não tem PEI.

    1. José, tudo bem? Que bom que veio tirar suas dúvidas. Na verdade existe uma diferença entre os porcelanatos. Como falamos em nosso post, os porcelanatos técnicos não passam pelo ensaio que determina o PEI. Por serem uma massa única, apenas recebem indicações de uso, que são essas letras que você viu no ponto de vendas. Nesse caso, cada sigla indica um uso. Nesse caso, LC indica que pode ser usado em todos os ambientes internos e varandas cobertas e LA, lavabos e banheiros residenciais. Já o PEI é para indicar a resistência dos porcelanatos esmaltados e seguem a classificação que colocamos no blog! Ajudamos? Mais dúvidas entre em contato! Abraços.

    1. Querida Lilian, se o porcelanato polido for técnico, ou seja, massa única não passa por este ensaio. Pois o PEI define a dureza do esmalte aplicado no porcelanato esmaltado. Ou seja, os porcelanatos técnicos polidos podem ser utilizados em diversos locais, pois são muito resistentes. Mas lembre-se o polimento deixa o produto muito liso. Sendo assim, prefira ambientes secos para coloca-los. Abraços!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.