Dicas para evitar o golpe do falso boleto bancário

Os boletos da Portodesign são todos registrados em banco e enviados através dos correios, ou quando solicitado pelo cliente, enviados pelo e-mail com domínio “@portodesign.com.br” e em formato PDF.

E-mail falso enviado por fraudadores:
emailfalso

 

Saiba mais como se proteger

 

Fique atento aos sinais

Leia bem o boleto bancário. A maioria dos documentos falsos costumam ter diferenças no padrão de formatação e outros erros básicos, como de português. Qualquer característica suspeita pode ser um indício de fraude.

Se a leitura do códigos de barras falhar na tentativa de pagamento do boleto pelo caixa eletrônico ou aplicativo do banco, redobre a atenção. O erro pode ser decorrente de falha no equipamento, mas também pode ser fraude: se houver alguma lacuna com espaço fora do padrão ou faltando colunas, desconfie.

Boletos fraudados não podem ser lidos pelo sistema do banco ou aplicativos de celular porque algumas barras costumam ser apagadas para forçar o consumidor a digitar o código numérico falso.

Contas que o consumidor paga com certa periodicidade podem ser comparadas. Observe o boleto atual com o anterior e veja se há muitas diferenças. Em caso de impressão em caixa, é importante observar se as informações da tela são as mesma do boleto impresso, como o banco cedente, agência do beneficiário e código do banco.

Cada instituição bancária possui um código próprio de identificação. Esse número aparece na frente do logotipo do banco e nos primeiros três dígitos da linha digitável de cada boleto. Esse número deve ser equivalente ao código do banco emissor. Confira a lista completa de códigos de instituições bancárias neste documento do Banco Central.

Veja na imagem abaixo alguns detalhes nos quais prestar atenção.

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O que cuidar

Qualidade do documento

A maioria dos boletos falsos enviados para residências possuem erros básicos de português; formatação fora do padrão e com qualidade inferior ao que você está acostumado a receber.


Código bancário

Confira se os três primeiros números da linha digitável do boleto corresponde ao código do banco emissor do documento, cuja lista pode ser vista logo abaixo. Se os números não baterem, não faça o pagamento e procure a Portodesign.

Códigos dos bancos:

001 – Banco do Brasil S.A.
341 – Banco Itaú S.A.
237 – Banco Bradesco S.A.
033 – Banco Santander (Brasil) S.A.
399 – HSBC Bank Brasil S.A. – Banco Múltiplo
104 – Caixa Econômica Federal


Desconfie de e-mails

Desconfie de notificações de pagamentos, links ou arquivos anexos que levem a boletos, recebidos por e-mail. Não clique ou abra qualquer link até confirmar com a Portodesign que a correspondência é válida. Lembre-se a Portodesign não envia cobrança por e-mail, apenas com expressa solicitação do cliente de uma segunda via. Os boletos da Portodesign são registrados e enviados por correio pelos próprios banco parceiros.


Dados do beneficiado

Antes de finalizar o pagamento, verifique se os dados do beneficiado, informados na tela após a leitura ou digitação dos números do código de barras, corresponde a Portodesign.