01 jul 2015

Dia Mundial da Arquitetura

Deixe seu comentário aqui!

Dia da Arquitetura

 

Hoje nas redes sociais surgiram algumas homenagens ao Dia Mundial da Arquitetura e resolvemos fazer a nossa homenagem e explicar o porquê alguns sites estão fazendo e outros não.

No dia 01/07/1995 foi nomeado o Dia Mundial da Arquitetura para marcar a fundação da UIA (União Internacional de Arquitetos, ou IUA em inglês) que aconteceu em 01/06/1949, porém posteriormente transferiram esta comemoração para a primeira segunda-feira de Outubro, que é a data que se comemora o Dia Mundial do Habitat. Sendo assim, temos dois dias no ano para comemorar e homenagear, pois alguns países ainda comemoram a data antiga. Contando com isso, hoje trazemos algumas obras de grandes arquitetos:

Le Corbusier

Charles Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido por Le Corbusier, nasceu em La Chaux-de-Fonds, na Suíça e foi um grande arquiteto, pintor e urbanista. Sendo um um dos arquitetos mais famosos do século XX, o profissional buscou a sua essência arquitetônica em vários países por onde passou, admirando principalmente a arquitetura grega. Revolucionou com o uso de novos materiais como o concreto armado, que garante resistência e flexibilidade, muito usado, inclusive, nos projetos de Niemeyer.

sede das nações unidas, NY

Sede das Nações Unidas, NY – Le Corbusier

Renzo Piano

Nascido em Gênova, Itália, Renzo Piano é um importante arquiteto e político italiano, conhecido por obras mais modernas e tecnológicas. Formado pela Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão, Renzo Piano acumulou diversos prêmios com o Prêmio Pritzker de Arquitetura e a Medalha de Ouro do Instituto Americano de Arquitetos.

Centro Georges Pompidou, Paris.

Centro Georges Pompidou, Paris – Renzo Piano

Zaha Hadid

Representando a classe feminina na arquitetura, Zaha Hadid, uma profissional de renome premiada e prestigiada pelos projetos e exposições que realiza pelo mundo. A arquiteta de origem iraniana estudou em Londres e por lá se estabeleceu trabalhando e ao mesmo tempo lecionando. Quanto ao seu estilo, pode-se dizer que Zaha é conceitual e bastante criativa. Uma de suas obras mais famosas foi o Centro Aquático de Londres, o espaço dedicado a natação das Olimpíadas de Londres. O local basicamente feito com concreto alumínio e aço, ainda possui vãos que permitem a entrada de luz natural.

Centro Aquático, Londres

Centro Aquático, Londres – Zaha Hadid

Oscar Niemeyer

Nascido no Rio de Janeiro, Niemeyer estudou na Escola Nacional de Belas Artes. Influenciado principalmente pelo suíço Ler Corbusier, suas obras não demoraram a ser reconhecidas nacional e internacionalmente. Conhecido também por projetar os prédios públicos de Brasília, como o Congresso Nacional do Brasil, Palácio Alvorada e a Catedral do Brasil, Niemeyer foi nomeado diretor do departamento de arquitetura da Universidade de Brasília e membro honorário do Instituto Americano de Arquitetos. Em 1988, foi premiado com o prêmio Pritzker de arquitetura. Oscar Niemeyer faleceu no dia 05 de dezembro de 2012.

Palácio do Planalto, Brasília.

Palácio do Planalto, Brasília – Oscar Niemeyer

Curiosidade: o dia do Arquiteto e Urbanista antes celebrado em 11/12 passou a ser comemorado em 2011 no dia 15/12. Esta data foi instituída pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) em homenagem a data de nascimento de Oscar Niemeyer.

Então fica a nossa homenagem ao Dia Mundial da Arquitetura:

Dia da arquitetura

Fonte e Imagens

Imagens do título e citação: Pinterest

Sem comentários para “Dia Mundial da Arquitetura”

Deixe seu comentário