28 nov 2012

Clássicos da Arquitetura: Casa da Cascata por Frank Lloyd Wright

Deixe seu comentário aqui!

Olá, amigos!

Nesta quarta-feira vamos falar sobre um dos clássicos da arquitetura, a Casa da Cascata construída pelo arquiteto Frank Lloyd Wright.

Esta magnífica casa foi concebida a partir da sua integração ao curso d’água que passa pela propriedade. O arquiteto quis que os futuros moradores sentissem a força da água do riacho, não visualmente, mas através do som que produz, percorrendo toda a casa.

Wright teve como ponto de partida do projeto, a chaminé, que foi considerada o lugar de reunião familiar. A casa tem como base rochas originais do terreno, algumas até superam o nível inferior e aparecem junto à chaminé, trazendo, de alguma forma, a cascata para dentro da residência.

A Casa da Cascata é formada por duas partes: a casa principal, que foi construída entre 1936 e 9138, e o quarto de hóspedes que foi finalizado em 1939. A casa original, possui ambientes simples, proporcionados pelo arquiteto que são: uma sala de estar ampla com uma cozinha compacta no nível térreo; e uma enorme suíte principal no segundo andar. O terceiro nível, era lugar de estudo e onde ficava o dormitório do filho.

Todos os ambientes da casa se relacionam com o entorno natural, a sala de estar apresenta uma escada que conduz diretamente ao riacho. As circulações dentro da casa são escuras e os corredores estreitos, para que os habitantes tenham a sensação de fechamento, em comparação com a abertura proporcionada à medida que se aproximam dos ambientes principais.

 A beleza desta casa e de seus espaços se encontra em suas extensões à natureza, feita com grandes varandas projetadas em ângulos retos, se tornam elementos esculturais da casa, além de ter a sua função.

As varandas de concreto armado, fizeram com que a casa tomasse a forma de alvenaria definitiva, e o arquiteto contou com mais dois engenheiros para a realização das mesmas.
O exterior da casa apresenta certa horizontalidade, que se destaca pela presença das pedras e tijolos, além é claro, das belíssimas varandas. As janelas apresentam uma condição especial, pois se abrem também nas esquinas da casa, procurando romper a configuração de caixa e permitir o contato com a natureza.
A perfeição de todos os detalhes leva esta obra a uma consistência de alto grau. É uma obra que vai muito além de sua forma, onde a presença física e espiritual do homem se faz mais transparente, em sincronia com a relação harmônica entre arquitetura e natureza.
Ficha técnica do projeto:

  • Arquitetos:Frank Lloyd Wright
  • Ano:1939
  • Tipo de projeto:Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade:Concreto e Pedra
  • Estrutura:Concreto
  • Localização:Mill Run, Pennsylvania, Estados Unidos da América
  • Implantação no terreno:Isolado
  1. Cliente: Edgar Kaufmann
  2. Engenheiros: Mendel Glickman e William Wesley Peters
  3. Projeto: 1936-1939
Fonte: ArchDaily
Sem comentários para “Clássicos da Arquitetura: Casa da Cascata por Frank Lloyd Wright”

Deixe seu comentário