30 set 2015

Cera Protetora

14 comentários

Cera Protetora

Muitas pessoas entram em contato conosco questionando sobre a película de proteção,  cera protetora, e hoje resolvemos esclarecer as maiores dúvidas. Para isso contamos com a parceria do nosso setor de Controle de Qualidade para responder algumas perguntas. Confira:

Cera protetora e película de proteção são a mesma coisa?

Não;

Cera protetora são impermeabilizantes colocados em produtos polidos.
Película de proteção são plásticos filmes colocados somente em produtos polidos esmaltados.

Película de proteção

Película de proteção

Como identificar se meu porcelanato tem cera protetora?

Alguns Porcelanatos possuem uma nevoa (efeito) por cima dos produtos, essa nevoa é observada somente contra o reflexo.

Cera protetora

Cera protetora

Quando não tem essa nevoa é porque o processo de aplicar o impermeabilizante é diferente. Existe dois processos de aplicação de impermeabilizante, o processo via base água e a base solvente. Quando se consegue observar o processo é a base água, a qualidade é a mesma de ambos.

Como deve ser feita a extração da cera protetora?

A extração do impermeabilizante não pode ser feita, ela é essencial na proteção do produto. O que pode ser feito é a remoção do excesso de impermeabilizante que vem nos produto a base água.
Essa limpeza pode ser feita com detergente neutro e esponja do lado amarelo, espoja azul com o lado abrasivo ou pano úmido. Em alguns caso quando o impermeabilizante vem engordurado pode se utilizar gesso em pó com auxilio de esponja lado amarelo.

Então significa que não se deve tirar a cera de proteção em sí? Apenas diminuir o excesso caso pareça estar engordurado?

Isso.

E se a pessoa tem o porcelanato polido já um bom tempo e nunca pensou em diminuir o excesso e agora ele começou a ficar engordurado, com aspecto embaçado, ela pode fazer o mesmo processo? Este aspecto embaçado pode ser por conta disso?

Não

Na limpeza do dia a dia o excesso vai eliminando. Esse aspecto embaçado ou engordurado não aumenta com o tempo, o aspecto pode ser por três fatores: ataque químico, má limpeza ou desgaste por especificação errada.

Limpeza pós obra

Imagem: http://www.concrettecorp.com.br/limpeza

Imagem: http://www.concrettecorp.com.br/limpeza

A limpeza pós-obra deve ser feita com extremo cuidado, pois podem existir materiais abrasivos aderidos à superfície. 

  1. A limpeza inicial deve ser executada 72 horas após o final do rejuntamento;
  2. Remover os resíduos soltos com vassoura ou aspirador;
  3. Limpar a superfície com uma esponja ou pano de algodão umedecido em água limpa;

Não utilizar cerdas de aço ou qualquer outro metal (como esponjas de aço). Elas podem riscar, danificar e retirar o brilho do Porcelanato ou do esmalte do revestimento.

  1. Utilizar, se necessário, detergentes neutros;
  2. Concluir a limpeza com água em abundância e pano limpo e seco.

Caso não ocorra a remoção completa dos resíduos com água e detergente, sugere-se:

  1. Espalhar sobre a superfície Clean Max Portokoll pós-obra, diluído na proporção de 1:30 (uma parte de Clean Max para 30 partes de água);
  2. Deixar agir por 15 minutos;
  3. Esfregar a superfície com vassoura ou escova de cerdas macias;
  4. Enxaguar o piso de modo a retirar completamente a solução e os resíduos;

A remoção total da mistura (solução + sujeira) dentro do tempo estipulado é fundamental, pois se ela secar no piso poderá formar uma película de difícil remoção;

  1. Concluir a limpeza com um pano limpo e seco.

Limpeza rotineira

Imagem: http://www.bolsademulher.com/casa/7-produtos-para-limpeza-quem-deixam-a-casa-brilhando-sem-precisar-de-mais-nada

Imagem: http://www.bolsademulher.com/casa/7-produtos-para-limpeza-quem-deixam-a-casa-brilhando-sem-precisar-de-mais-nada

  1. Remover os resíduos soltos com vassoura ou aspirador;
  2. Limpar a superfície com um pano de algodão umedecido em detergente neutro diluído. 

Nos casos de Porcelanatos Polidos alguns cuidados complementares devem ser tomados:

  1. Utilize solução de detergente menos concentrada. Dilua mais a solução
  2. Após o enxágue seque totalmente o revestimento com um pano macio ou esponja de polimento para manter o brilho.
  3. A remoção total da mistura (solução + sujeira) dentro do tempo estipulado é fundamental, pois se ela secar no piso poderá formar uma película de difícil remoção;

 Texto: Portodesign

14 Comentários para “Cera Protetora”

  1. debora says:

    boa tarde!

    fiz uma reforma e coloquei o piso vinilico da porto design..devido um acumulo grande de poeira devido a reforma, o piso escuro esta cinza e sem brilho…tem alguma cera indicada para que volte o brilho natural da peça ??

    obrigado!

    • Portodesign says:

      Boa tarde, Debora! Para permitir uma vida útil superior ao seu revestimento vinílico, não utilize cera e nem materiais abrasivos na limpeza da superfície. Além disso, a primeira limpeza deve ser feita somente 5 dias após a instalação.

      Utilize apenas vassoura, aspirador de pó, água e detergente neutro. Não utilize solventes químicos na limpeza ou na remoção das manchas. Uma boa dica é colar feltros nos pés e no apoio de móveis – no caso de cadeiras móveis, utilize rodas de silicone. Um abraço!

  2. Maria Teresa Reginato says:

    Boa tarde, tenho um apto que faço locação e instalei porcelanato imitando madeira, acontece q o ultimo inquilino passou cera no porcelanato, acho q pensou q fosse madeira, como posso remover esta cera sem danificar o piso?

    • Portodesign says:

      Boa tarde Maria Teresa,
      Caso tenha sido usado cera líquida, infelizmente não há um produto que consiga remover, uma vez que já criou uma camada sobre o porcelanato.
      Apenas uma empresa especializada em porcelanatos poderá lhe sugerir algum procedimento para tentar recuperar as características do revestimento.
      Se tiver mais alguma dúvida nos avise. Um abraço.

  3. luís eduardo says:

    Boa tarde!

    O revestimento é da marca Fortis porcelanato esmaltado 60 x 60 retificado carrara.
    att
    Luís Eduardo

    • Portodesign says:

      Luís, veja que cada fornecedor possui sua forma de trabalhar e suas indicações próprias para manutenção e limpeza. Talvez um procedimento ou produto indicado por nós não seja o mesmo que indicaria o fornecedor do produto que você adquiriu. Sugerimos que entre em contato e verifique diretamente com o fornecedor do seu revestimento.

  4. luís eduardo says:

    Bom dia!
    como faço para retirar a película protetora do revestimento de parede antes de fazer o rejunte.
    Não consigo remover, a película vai saindo toda aos pedaços..

    • Portodesign says:

      Bom dia, Luís. Tudo bem? Para lhe orientar corretamente, precisamos saber qual é o revestimento a que se refere, já que cada produto possui suas especificações técnicas. Ficamos no aguardo!

  5. nina almeida says:

    Quero so saber desse detalhe a seguir; Tenho porcelanato Delta no chao da casa toda. Pegunta; Posso jogar a vontade no chao? , lavar mesmo com agua, ou nao e aconselhavel?

    • Portodesign says:

      Olá, Nina! Tudo bem? Não temos como avaliar um produto que não é nosso. Veja que, para a limpeza dos nossos produtos, indicamos somente os seguintes materiais:
      * Detergente neutro diluído em água e pano macio (limpeza diária)
      * CIF Saponáceo Cremoso e/ou Hipoclorito de Sódio – Umedecer a peça, aplicar o produto, friccionar com uma esponja Scoth Brite, deixar agir de 15 a 20 minutos e enxaguar em seguida. * Refine LP – Utilizar conforme instruções do rótulo (limpeza mais pesada)
      * Cleanmax – Utilizar conforme instruções do rótulo (limpeza mais pesada) – Geralmente utilizado para remover excesso de rejunte nas bordas dos produtos.

      Um abraço!

  6. Catarine says:

    Olá,

    na minha obra, ainda possuo muitos resíduos no piso. Gostaria de saber se posso jogar água normalmente por cima do piso (no meu caso é o porcelanato da linha ANDES IMPERIAL WHITE (SG) 80X80) com sabão em pó para poder sair toda sujeita?

  7. Edgard says:

    muito importante isso, pois estamos tendo muito problemas com isso. aparti de agora ficara mais facil li dar com essa situação.

    nao sei se seria com esse departamento, mais a loja em que eu trabalho aqui em vitoria-es. Nunca ninguem veio dar treinamento sobre isso.
    Precisamos urgente aguardo um retorno.

    att

    Edgard Pires

Deixe seu comentário