Bancadas Portodesign: a beleza da pedra natural com muitas vantagens!

Quando o assunto é bancadas para cozinhas ou banheiros, é comum de se pensar nas feitas de pedra. A resistência de materiais como o granito e a heterogeneidade de algumas peças à base de pedra são os principais atrativos. As bancadas de porcelanato da Portodesign, no entanto, unem as melhores características destes materiais e excluem o elevado custo das pedras industrializadas. Apresentam ainda outras vantagens técnicas devido a suas características de leveza, altíssima resistência e baixíssima absorção de água.

Bancada com porcelanato Portodesign 
bancada9

Ainda que belo, o mármore é uma rocha natural composta por minerais, principalmente Calcita. É um material muito poroso e sensível a riscos. Apesar de ser impermeabilizado, corre o risco de permitir que a umidade penetre e forme manchas. Já o granito é uma rocha natural formada pelos minerais mica, feldspato e quartzo. É mais duro e menos poroso do que o mármore. Apresenta tonalidades mais variadas e mescladas, com pouca uniformidade.

Bancada com porcelanato Portodesign
bancada11

Porcelanato Portodesign
bancada10

O porcelanato, por outro lado, é a reprodução fiel das pedras naturais, porém com características técnicas muito superiores. Produzido a partir de rochas moídas, minerais especialmente selecionados e argilas, ele é posteriormente aquecido a uma temperatura média de 1230ºC. A união desses fatores confere as características excepcionais de baixíssima absorção de água e alta resistência mecânica já mencionadas.

Coleção Classic Marble

Chiave: 08007A57 Data Acq.: 04-06-2014 13:57:57 Acq. Area: (0.00, 0.00)-(1220.00, 610.00) Altezza: 20.00 Range Fotom.: 100 Integrazione: 254 Modalit‡: Quality|1.00|45.00|0|0.02|2 x 1|10|251|6|717 Illuminante: D65 - Luce solare di mezzogiorno Osservatore: CIE 1931 - 2∞ Generato da: ColorScan 8.0.1.10

Tais atributos fazem dos porcelanatos Portodesign o material ideal para bancadas instaladas em banheiros, cozinhas e áreas gourmet, internas ou externas. A aplicação de Super Gloss na superfície os torna especialmente resistentes a manchas e dispensa o impermeabilizante – café e vinho são facilmente removíveis com detergente neutro. A absorção de água é praticamente nula. São resistentes à queda de objetos e suportam grandes variações de temperatura – panelas quentes, inclusive. Além disso, são resistentes aos raios ultra violetas do sol, não sofrendo variações de cor com o tempo.

Porcelanato Portodesign
bancada8

Porcelanato Portodesign
bancada12

A instalação também é fácil: as bancadas em porcelanato obedecem basicamente os mesmos critérios de confecção das bancadas feitas de pedra, porém é um material bem mais leve. O melhor é usar placas de grandes dimensões (100x300cm, 75x150cm e 150x150cm), que são cortadas e coladas ou fixadas. A bancada fica praticamente uma peça monolítica, com juntas apenas no encontro entre as peças. Usar um bom profissional na instalação é sempre recomendado: ele deixará estas juntas imperceptíveis!

Porcelanato Portodesign
bancada7

Porcelanato Portodesign
bancada4

Porcelanato Portodesign
bancada2

Only registered users can comment.

  1. Olá!

    Excelente! As bancadas são realmente lindas!

    Uma dúvida que tenho em relação a usar porcelanatos de grandes dimensões nas bancadas, especialmente da cozinha, é quanto à espessura das placas (geralmente 6mm).
    Essas placas são realmente resistentes? Existe alguma restrição quanto ao corte em 45º?

    Agradeço pela atenção!

    1. Boa tarde!

      Este tipo de Porcelanato vem sendo muito utilizado em bancadas no entanto alguns cuidados devem ser observados:
            – Deve-se utilizar uma argamassa colante tipo AC III.
            – Utilizar desempenadeira denteada de 6mm de abertura de dentes.
            – Efetuar o assentamento em dupla camada.
            – Para bater no Porcelanato durante o processo de instalação, recomendamos a utilização de um pedaço de madeira (aprox. 10 x 30cm) revestido com borracha (não bater com o martelo de borracha diretamente sobre o Porcelanato).
            – Para efetuar cortes em 45° utilizar (utilizar cortador com mesa de bancada e disco diamantado) esses cortes devem ser efetuados sempre refrigerados com água.

      Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.