28 maio 2015

Arte x Design: as influências de Piet Mondrian

Deixe seu comentário aqui!

Design-Crossover_Mondrian

Piet Mondrian é inegavelmente um dos grandes artistas cujas obras já atravessaram várias disciplinas do design, especificamente a Composição II em Vermelho, Azul e Amarelo – de longe a sua obra mais conhecida.

Mondrian acreditava que “… por meio de linhas horizontais e verticais construídas com consciência, mas não com cálculo, conduzidas principalmente pela intuição e trazidas à harmonia e ao ritmo, estes formulários básicos da beleza, suplementados caso necessário por outras linhas diretas ou curvas, podem se tornar um obra de arte, tão forte como é verdadeira “.

Os exemplos abaixo deixam isso muito claro. Confira.

Modern-Art-Desserts-600x725

O surpreendente livro Modern Art Desserts transforma as obras de Mondrian, juntamente com o trabalho de muitos outros artistas, em arte comestível. Mas não são apenas fotografias, o livro traz receitas e o passo a passo através de imagens ilustrativas que auxiliam na preparação das sobremesas. Já imaginou servir obras de arte na sua festa de aniversário?

 

 

Color-Block-Wall-600x857

Se não prestássemos atenção aos detalhes, este ambiente seria apenas mais uma sala de jantar “moderninha”. A parede inspirada na obra de Mondriam, projetada pelo estúdio PIXERS, confere elegância e minimalismo à decoração. Uma mistura de senso artístico com inteligência.

 

 

Color-Block-Swimsuit

Não há como negar que Mondrian foi a inspiração para o design deste traje de banho, desenhado por Sarah Schofield. Há claramente tensão entre as linhas, que expressam diferentes intensidades de energia para o trabalho artístico do pintor.

 

 

Color-Block-Nails

Arte até na unha. Por que não? Enquanto muitos de nós não tem tempo nem de fazer as unhas, a garota da imagem levou a obra de Mondrian a um novo patamar inserindo as cores primárias e os contornos expressivos, característicos do artista, nas unhas. E o melhor de tudo: o resultado ficou ótimo! Um look minimalista cairia super bem, não?

 

 

Color-Block-Chair

Inspirado pelas pinturas de Mondrian, o designer Marcel Wanders desenvolveu alguns produtos novos para a marca holandesa Moooi, sendo esta fantástica cadeira um deles. As almofadas em cores primárias podem ser trocadas de lugar para criar diferentes interpretações da obra.

 

 

Color-Blcok-Nike-600x399

Quem disse que arte e esporte não podem caminhar juntos? Este par de tênis da Nike está aí para nos provar que sim. Com blocos de cores inspirados em Mondrian, este modelo super versátil é sem dúvidas uma daquelas peças-chave que todo mundo gostaria de ter no closet.

 

 

Case-Study-House-600x320

5b46af7541f1185946bc952ea1af8654

Por ultimo, mas não menos importante, a Case Study House, projetada por Charles e Ray Eames é uma obra de arte por si só, mas não há como negar os blocos de cores, as linhas horizontais e a inspiração harmoniosa no trabalho de Mondrian. A casa, localizada no bairro Pacific Palisades, em Los Angees, foi originalmente desenhada como parte do projeto da Case Studio House, mas também se tornou um lugar para o casal viver e trabalhar.

 

Texto: Felipe Lenon
Imagens: Google

Sem comentários para “Arte x Design: as influências de Piet Mondrian”

Deixe seu comentário