11 jul 2014

Arquitetura Criativa: Oito Casas Improváveis

1 comentário

A criatividade tem limites? E quando espaços tão comuns e pessoais quanto casas se tornam peças de arte nas mãos de seus escultores? As casas que você verá abaixo são improváveis, mas existem e, acima de tudo, cumprem sua função primordial e predestinada. Afinal, o céu é o limite. Veja.

The Nautilus House – México.
Arquiteto Javier Senosian

Nautilus-House-México-724x483

“Uma habitação organismo” definida pelo próprio arquiteto. O caracol, inspiração para a forma, já é uma casa, tamanha lógica não diminui sua magia. É a interpretação da natureza.

 

Mushroom House – Ohio
Arquiteto Terry Brown

fungus-house-in-Cincinnati1

De linguagem autêntica e peculiar, essa casa pertenceu ao próprio arquiteto que buscou transformar a tradicionalidade das casas em algo novo e inusitado, usando materiais simples e pouco usuais para arquitetura. A casa sensorial buscava reunir arte e música dentro de si.

 

Eliphante Art House – Arizona
Artista Michael Kahn

eliphante

Típico exemplo de arquitetura vernacular, essa casa foi construída com materiais encontrados na região, desde pedras à entulhos. A obra durou 28 anos e foi construída pelas mãos dos proprietários. Esse “elefante” não foi projetado, mas ganhou vida e foi evoluindo pedra por pedra.

 

The Hole House – Texas
Escultotes Dan Havel e Dean Ruck

the_hole_house_with_car

A incomum porta-túnel dessa casa, faz parte do projeto “Inversion” desses escultores que usaram casas prestes a serem demolidas. A ideia era apresentar a passagem do tempo de antigas casas de madeira obsoletas à grandes obras contemporâneas. A casa foi demolida e o trabalho dos artistas também.

 

Archipod

archpod

Esse “ovo de madeira” na verdade é um escritório de jardim, foi construído com madeira, fibra de vidro, e acabamento de gesso acartonado. É fornecido em série e pode ser comprado pela internet por uma bagatela de 34.000 dólares.

 

The tea house – Japão
Arquiteto Terunobu Fujimori

takasugian2

A casa de chá foi construída em cima de dois castanheiros e é acessível apenas por escadas. Seu interior é coberto com gesso e esteiras de bambu. Para Terunobu a casa de chá deve carregar uma identidade pessoal, o seu espaço pequeno e acolhedor é como uma extensão do corpo e mente do morador. É necessária sintonia total com o ambiente, desde sua forma aos materiais utilizados.

 

House Attack – Áustria
Artista Erwin Wurm

14-Erwin-Wurm-House-Attack-2006

O Museu Moderner Kunst de Viena tem uma extensa coleção de arte dos séculos 20 e 21, com um dos maiores acervos da Áustria. No entanto, ficou conhecido por uma casa de ponta-cabeça no teto, a chamada House Attack.

 

Casas cúbicas – Holanda
Arquiteto Piet Blom

maravilhas-da-arquitetura-seculos-XX-e-XXI-10

O projeto desconstrutivista é composto por centro comercial, uma escola, uma torre de apartamentos e 38 casas, uma das quais podendo ser visitada como museu. Suas formas assimétricas e inclinadas dão a sensação de estarem abraçadas. Os cubos amarelos debruçam sobre o expectador, e se não fosse a rigidez aparente, faria crer que escorregariam sobre os visitantes.

 

Fonte: Obvious Mag

 

 

Um comentário para “Arquitetura Criativa: Oito Casas Improváveis”

  1. William says:

    Ótimo artigo sobre criatividade no mundo da arquitetura.

Deixe seu comentário